15.9.06

Autocontrole #1

Levantei no post anterior a possibilidade de um escritor de blogs usar a razão ou a emoção pra se expressar. Em todas as minhas publicações, diversos textos meus foram escritos pela pura emoção... outros pela razão. Mas a pergunta que fica é: a melhor maneira de se expressar é pela razão ou pela emoção?

Barreiras são levantadas constantemente em nossas vidas e sempre que reconhecemos o tamanho do nosso problema, racionalmente acreditamos que ‘desistir’ seria a solução mais cabível. Porém o coração ordena aos nossos motores cerebrais que a luta deve ser encarada, que a vitória depende de nós. Ficamos diante de uma escolha tão complexa quanto entender a dimensão do macrocosmo e do microcosmo. Tão complexo quanto responder sempre ao "porque" antecessor.

A razão é mais plena e tem bases sólidas fundadas. Não é influenciável e transmite um resultado, nem sempre verdadeiro, gerando um paradoxo do que a realidade representa. A emoção é uma força maior que a pessoa adquire. Ela pode até não saber usar com sabedoria as ações geradas pela emoção, mas expõe verdadeiramente o seu coração, independente da imagem desfavorecida que existe em sua face. A emoção as vezes não gera resultados imediatos... mas geram frutos. E por fim, uma pessoa que age pela emoção, quando fraca, tende a ser moldada a bel prazer por forças destrutivas.

Ainda voltarei a esse assunto... tentarei dizer como eu estou dosando em medidas iguais as duas formas de agir e de se expressar.

2 comentários:

Renan disse...

Nada é mais forte, precioso e valido que a razão.
sentimentos sao momentaneos e tendem a mudar. a razão não.

Saint Seraphim disse...

A razão muda sim, a medida que vivemos e somos mais experientes.

Textos emocionais tendem a ser mais profundos e difíceis de serem compreendidos. Os racionais, mais lógicos, descritivos e de escrita mais simples. É só olhar as diversas fazes da nossa literatura.

Beijos.