Muito já se falou sobre mundos espirituais, mundos paralelos, mundos imaginários e mundos de outras partes do universo. Algumas pessoas dizem já terem vivido experiências habitando-os e até se comunicando com seres presentes à essa outra dimensão. Nenhum desses mundos foi provado cientificamente. O que realmente se sabe é que nada se sabe.
Porém há um mundo que a gente pode afirmar sim com certeza a sua existência. Que todos já percorreram, uns com mais outros com menos freqüência. O mundo dos sonhos. Algo completamente surreal, disforme, nebuloso e indecifrável... mas real.
O sonho é a imagem que recebemos desse mundo. É o canal de comunicação. Quando adormecemos sonhamos e recebemos essas informações (sons, imagens, toques e até cheiro!). Encontramos pessoas conhecidas. Encontramos pessoas que nunca vimos na vida, mas que são familiares. Lugares nunca vistos antes. Presença da gravidade. Ausência da mesma quando voamos nos sonhos. Nos apaixonamos. Nos enfurecemos. Sentimos medo. Sentimos vergonha. Somos poderosos. Somos impotentes. Mandamos no sonho. O sonho nos manda.
Todos os sentimentos estão presentes. Assim como o cotidiano da vida real. Também mentimos. Traímos. Transamos. Roubamos. Abraçamos. Conversamos. Comemos. Bebemos. Estudamos. Trabalhamos. Corremos. Voamos. E até mesmo matamos. Não há noção de tempo no sonho... só o espaço. O tempo se repete. Sonhos se repetem. Até mesmo você comete o mesmo erro diversas vezes em sonhos diferentes.
A boa notícia é que você não será cobrado no mundo dos acordados as besteiras que você cometeu no mundo dos sonhos. Assim como você não será homenageado das coisas boas que fez por lá. Ou seja, não há vinculo entre os dois mundos. Não há troca de informações. Não... não adianta. Não tente trazer aquela pessoa que ama você nos sonhos para o mundo real. Também não adianta você levar seus problemas daqui para o mundo dos sonhos e deixa-los lá. Somos tão egoístas que desejamos não acordar em sonhos bons, sem nem ao menos entender o que se passa do lado de cá.
Esquece. A única bagagem de informação entre os dois mundos é o seu cérebro. Você tocará, sentirá, cheirará... mas não terá poder nenhum em trazer ou levar algo entre os dois mundos... só sua experiencia, suas histórias. MAS nós, do mundo dos acordados, temos uma vantagem. Temos a capacidade de saber a existência deste mundo em que a recíproca não é verdadeira.
Deitamos, adormecemos e a maioria das vezes sonhamos. Quando estamos por lá não sabemos do mundo dos acordados. Perceba que no momento que você se dá conta que há um mundo aqui fora (dependendo do ponto de vista) você é expulso deste lugar sombrio quase que imediatamente.. e acorda.
O mundo dos sonhos não sabe, ou não quer saber, o que existe aqui fora. Há uma razão para isso. Embora haver semelhança entre os dois mundos, há uma razão para que tenhamos tanta informação de "coisas que por algum motivo nos fazem sentido". O sonho não é somente um telão de cinema com imagens e sons para nos distrair enquanto dormimos. É mais que isso... e creio eu que a verdade está justamente naquilo que não conseguimos trazer de lá, nos sonhos que não conseguimos lembrar.
4 comentários:
Profundo seu texto...
Realmente,não há uma ligação concreta de informações entre os sonhos e a realidade. Nos sonhos, nos vemos em situações que poderiam acontecer em nossas vidas, ou, em situações utópicas,onde temos um fato por verdade (por mais absurdo que seja) e todos os nossos atos são em conseqüencia do fato "x".
O pior de tudo é quando o sonho acontece com alguém próximo e você acorda pensando que a pessoa sofreu tal ato, o sonho aconteceu...
Ou então o seu maior pesadelo se repete todas as noites...
É uma boa interpretação. Embora eu ser um pouco cético sobre essas coisas... mas eu não duvido de nada que foge da normalidade de vida! Acho que nunca sonhei algo que aconteceria depois... mas já advinharam algo que sonhei anteriormente...
Ótimo pensamento.
"...você não será cobrado no mundo dos acordados as besteiras que você cometeu no mundo dos sonhos."
Isso é um alívio! Realmente.
Não sei se acontece com vocês, mas em alguns sonhos a gente pode controlar os eventos (ou pelo menos eu tenho a impressão disso).
"...creio eu que a verdade está justamente naquilo que não conseguimos trazer de lá, nos sonhos que não conseguimos lembrar."
Bem pensado, só pode ser!
Ah, tem um filme chamado A Esfera. Onde os sonhos e pensamentos acabam influenciando na vida real (depois de um acontencimento do filme). Aqui fala sobre o filme: http://www.filmes-de-terror.com/a-esfera-sphere/
(Eu não gostei muito desse filme)
Já tive sonhos onde vi o futuro. E vários deles se concretizaram.
Não concordo com o fato de que o que acontece nos sonhos não influencia na vida real. Já aconteceu de eu fazer às pazes com alguém no "mundo dos sonhos", com quem brigara feio na vida real, a ponto de chegar a haver ódio recíproco. E, assim que encontrava essa pessoa de novo, ela me tratava bem. Acredito que as pessoas se encontram espiritualmente durante os sonhos.
Beijos.
Postar um comentário