19.12.05

Crise natalina...

Acho que esse ano 'dingo bel' não irá bater à minha porta. Falta menos de uma semana para o Natal e até agora nada. Não veio aquele espírito natalino como nos anos de infância. Ainda não caiu a ficha. E acho que tanto quanto o Natal quanto o Reveillon serão duas datas que não irão mexer muito comigo.

Eu fico assistindo as deprimentes propagandas de Natal sem entender ainda direito porque Papai Noel brasileiro insiste vestir casaco de inverno na cor vermelha e branca. A novidade da maçante campanha 'natalista' é a figura do Papai Noel fashion. Quantos são os comerciais que o bom velhinho aparece de óculos escuros dançando músicas tecnos? Ou em locais totalmente inusitados como praias, discotecas, restaurantes e até bailes funks? Papai Noel agora é moderno, é radical e, acima de tudo, jovem. Pra vender, chegaram até exibir um Papai Noel bebendo cerveja ao lado de mulheres malhadas de biquíni.

O clima não é de Natal. Não sinto mais a harmonia de antes quando ficava longos minutos olhando, quase que meditando, deslumbrando o piscar das luzes de uma árvore de natal bem enfeitada. Algumas com o presépio figurando o nascimento de Cristo. Que aliás, Jesus está cada vez mais sendo esquecido nos natais. Pode ser papo de crente, de cristão ou de católico mas, convenhamos, queira bem, queira mal, o nascimento de Cristo é a razão para se comemorar o Natal seis dias antes do seu nascimento. Na verdade não seguimos corretamente o calendário cristão. O correto seria substituir a festa de Reveillon pelo Natal, pois quando Cristo nasceu deu-se início à contagem dos séculos cristãos.

Presentes por presentes eu prefiro não receber e nem presentear. O aniversariante não sou eu e nem você. Mas lá vai o pobre coitado comprar um celular caríssimo, porque no comercial dizia que a pessoa que não der aquele celular p’rum parente estará cometendo um ato de loucura. Ele ouviu varias vezes no comercial da novela das oito um garoto propagando dizendo "Você não vai ser louco de não comprar esse celular no Natal, vai?".

Eis a grande ceia de Natal. Pratos requintados, vinhos, espumantes e o famoso Peru. Mas a grana anda pouca e estão substituindo o rei da mesa por super-aves mais enconta. Claro que as frutas secas estão presentes, bem 'típico' do nosso início de verão. Tem também rabanadas, pudins, manjas, castanhas, salada fria, salada de frutas, salpicão, passas, bombons, figo seco, arroz doce, canjica, cachaça, tender com mel, refrigerantes... nossa! Quanta comida! Quanto custou...? E depois... quanto desperdício.

Os melhores Natais da minha vida eram os que eu passava com minha mãe quando pequeno. Uma data em que tudo fazia sentido pra mim. Mas o verdadeiro entendimento das coisas fez perder o clima.

2 comentários:

Anônimo disse...

n liga... o negocio eh ki voce jah sabe q papai noel n existe.

bjs!

Saint Seraphim disse...

Realmente, as pessoas estão esquecendo o mais fundamental, que é o nascimento de Cristo. O Natal cada vez mais é uma festa materialista.

Beijos.