15.5.08

A pessoa que faz a diferença

O tempo passa e vejo a vida mostrar as diferentes faces de uma mesma mandala.

Ser diferente é ser notado, não tem jeito! É fugir do senso comum, da "normalidade" de vida. É não aceitar tudo que essa bola de neve chamada SISTEMA tem a nos oferecer. É saber filtrar aquilo que mais nos interessa e criar de forma artesanal os objetos que suprem nossos anseios.

O problema de ser diferente não é o fato de saber que os outros acham ou deixam de achar. O que falam ou deixam de falar. Se somos ou não o centro das atenções. Até porque aquele que canaliza a procura da felicidade através da aprovação da opinião das pessoas está fadado ao fracasso em viver na eterna frustração de nunca se auto-realizar.

O problema de ser diferente - talvez melhor dizendo - o triste de ser diferente é ter que aprender a conviver com a solidão. Não poder trocar experiência, não ter alguém pra conversar. É olhar para o lado e saber que há duas situações. A primeira é ser obrigado a vestir o uniforme do "senso comum" para obter um mínimo de sociabilidade no ambiente em que vive. A segunda é saber que há sim pessoas que se aproximam, mas com intenções não verdadeiras. Aproximam por algum interesse oculto, e não por querer compartilhar os mesmos valores que o 'diferenciado' possui. Afinal, o 'diferenciado' sempre possui algo a oferecer, há um mistério que desperta curiosidade nas pessoas, ou as vezes suas faculdades racionais são menosprezadas, ou seja, aparenta ser presa fácil para aproveitadores... só aparenta.

Esse texto pode até ser uma caricatura das coisas. É como uma pintura impressionista. Dou destaque aos detalhes. Lógico que as coisas não são exatamente assim, mas penso que esta é a ilustração mais próxima da (in)diferença que há entre o mundo exterior (sistema) e o mundo interior (valores pessoais).

Um comentário:

˙·٠•● ѕεறிoτιvo ◦ disse...

OO
Encantada*

Puxa Lóginus, sei exatamente o que é isto, passei muito tempo assim, e ainda passo apesar de ter acostumado um pouco com estes alienados da vida... mas, guardar as idéias para si realmente é muito ruim (Mendel que o diga,...¬¬)
Aliás, um dos GRANDES motivos para eu ter feito o meu blg foi este.
Na verdade, por isso que ele se chama «« Semöґïvö »». Pq achava que não valeria de nada expressar meus pensamentos, já que ele nunca seria descoberto por aqlguém.grande engano o meu...(ainda bem) rsrs

Olha, adorei seu texto, me identifiquei muito com ele. Bom demais! As sombras da pintura são as entrelinhas da sua postagem. ^^
E Viva a ferença, mesmo que na maioria das vezes ela só exista dentro de nós!
Abraço

Ray