31.12.06

I hope so...

Em fim... 2006 chega ao seu crepúsculo.
Note que é muito comum as pessoas darem adeus ao 'ano velho'. Esquecerem o ano que passou e se preparar para um ano novinho em folha como se nada tivesse acontecido.

Não. Dois mil e seis não foi um ano qualquer. Não posso de maneira nenhuma esquecer e deixar pra trás tudo que passei nesses doze e longos meses. Foi um ano de aprendizado, um ano que devo lembrar pr’o resto de minha vida. Aprendi em um ano o que não aprendi em dez. Tanto no lado profissional, acadêmico, sentimental e emocional. Que mostrou, mesmo que tardio, o verdadeiro valor que as pessoas mais próximas da a gente merecem receber.

Dois mil e seis não deve ser deixado no esquecimento. Assim como 96 foi um ano de grandes mudanças, dez anos depois algo mais forte aconteceu comigo. O ano de noventa e seis era um ano pós segundo grau, vestibulando, finalmente trabalhando com carteira assinada no ramo que escolhi. E está guardado comigo.

Comecei dois mil e seis fazendo as coisas erradas... pensando errado... agindo errado... dando ouvido ao que não importava e ignorando os que realmente mereciam minha atenção. Cego, confuso e sem saber o que fazer, quase botei tudo a perder... também em todos os sentidos. Muita coisa eu consegui recuperar, com muito esforço. Mas o tesouro maior já tinha sido roubado, era tarde, não havia mais nada o que fazer.

Eu realmente não gosto quando dizem "xô ano velho". Não! O que aprendemos hoje deve ser aplicado para o futuro. E os anos passam, cada um deles representa um capítulo importante da enciclopédia de nossas vidas. Amanhã, quando não soubermos o que fazer, basta consultar O Livro dos Dias.

Dois mil e seis certamente foi o ano que passei a enxergar tudo em minha volta de maneira mais concreta e real. Usei a razão para decifrar os mistérios das alucinações produzidas por altas dozes de emoção.

O ano vindouro está aí. Agora, é hora de aplicar tudo o que foi aprendido.

"tomara"

30.12.06

Top 10 2006

Sim... eu resolvi fazer um Top 10 2006 Insâminus.
Queria colocar algum texto meu da antiga Insâminus, alguns textos do ano passado, alguma poesia que escrevi ou até mesmo algum episódio do Diário de Ester. Mas me restringi aos textos desse ano e somente os textos reflexivos. E são eles:

[ 10º ] Utopia
Só por curiosidade: Utopia não entraria na lista dos 10 melhores deste ano. Eu simplesmente o incluí por me proporcionar um dos momentos mais confusos da minha vida. Eu simplesmente não sabia que mesmo por tudo que passei nessa época, este texto poderia causar ainda tanto sentimento reminiscente. Re-li várias vezes e até hoje, isso mesmo, até hoje não encontrei respostas.


[ 9º ] Contos #2
Alguns não entenderam "Contos #2". É um diálogo entre o homem e o divino. Ilustra os conflitos, indecisões e precipitações na vida de uma alma angustiada. Gosto muito desse texto que fui escrevendo na hora... Seu final poderia ser trágico... mas de certa forma há duas interpretações interessantes para o que realmente aconteceu.


[ 8º ] Onde há luz...
Descrição perfeita da premunição de uma pessoa. Tem gente que não acredita, mas pode ter certeza que comigo isso funciona perfeitamente. Eu adoro este texto porque uni a um 'texto poema' no meio. Confesso que me espantei com o seu resultado final, pois o escrevi em dois dias.


[ 7º ] "Pés de agulha"
Um divertido e saudoso texto sobre as manias esquisitas das pessoas. "Pés de agulha" é com certeza o texto que mais tem haver com a temática do blog, falar sobre o curioso comportamento humano. E se encaixou perfeitamente aqui por ter sido criado num momento oportuno. Sempre que leio dou risadas e sinto saudades do seu verdadeiro significado.


[ 6º ] Contagem: zero... um... dois...
Não foi um texto para defender a data comemorada. Ou discutir o poder da fé (ou ausência dele). Mas com certeza, o comentário que a postagem recebeu foi um dos melhores (se não o melhor) da Insâminus. A cada dia eu me surpreendo mais com a sabedoria deste mocinho.


[ 5º ] Olhos de paz
Todos nós passamos por turbulências terríveis em nossas vidas. E numa dessas fases estranhas eu fui achar descanço justamente onde eu menos esperava. O amor materno é mais forte que tudo. "Olhos de paz" se refletiu em outros textos como "Razão da minha vida".


[ 4º ] Tear on the glasses
Eu adoro esse texto. Parece ter um enredo, mas se perde nas lembranças que insistem em não desaparecer. O desfecho revela uma desilusão... que não é amorosa. Mas o final trás novamente o retorno ao jardim.


[ 3º ] Abre Cortinas... Vida... Fecha Cortinas...
Um dos melhores textos recentes que escrevi. Só não está em primeiro, porquê seria injusto que não fosse assim. No texto juntei a admirável força e energia das artes para o palco real da vida. Simples, mas profundo no quesito 'reconhecimento'. Ninguém precisa viver disso, mas a felicidade se faz presente quando somos lembrados.


[ 2º ] Me observando... de onde?
Um sonho constante... os olhos são os mesmos... o rosto também. Talvez este seja o texto que mais passa sentimento paternal, com um surpreendente desfecho. A menininha sentada na mesa, observava tudo ao seu redor. Uma mesa alta, igual a que existia na minha casa antiga quando eu era bem pequeno. Dedico este texto a todos que gostam de crianças.


[ 1º ] Próxima estação...
É provavelmente o melhor texto que já escrevi em minha vida. "Próxima estação..." simplesmente fluiu em minha cabeça ao vir pro meu bairro, tarde, numa noite fria. Toda a lembrança, sentimentos e sensações desse texto foram reais. Já estava pronto, simplesmente transcrevi o que estava registrado na minha alma.

29.12.06

29

"Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
Já que você não me quer mais
passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove com o retorno de saturno
Decidi começar a viver
Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar e a pedir perdão
E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez"

(Vinte e Nove - Legião Urbana)

25.12.06

Contagem: zero... um... dois...

É uma data simples...

É uma data curiosa, pois como todos sabem, deu-se início à contagem dos séculos cristãos à partir do momento zero... do nascimento, e não no dia 31 de Dezembro.
É uma data que independente de religião, fé e crença, um grupo enorme de pessoas são lembradas por outro grupo enorme de pessoas, e muitas das vezes recíproco. Mas o Aniversariante não é devidamente reconhecido.

É uma data especial... o nascimento do Filho de Deus!

Muitos não crêem... muitos não sabem que ele existe... muitos acreditam que sua imagem e suas obras são abstratas e contadas de forma simbólica.

É uma data em que deveríamos reforçar a corrente do amor, da união, da fé, da busca por um mundo melhor. Natal deveria ser considerado a data mais reflexiva do ano.

Porque? Simplesmente nascer o que os cristãos consideram Filho de Deus para hoje ser ofuscado com árvores enfeitadas e um velho gordo de casaco vermelho e botas suspeitas?

É uma data cheia de significado... que para muitos pode não ter significado nenhum. Mas a cada Natal que passa eu acredito ainda mais que o objetivo do mundo é esconder e mascarar o verdeiro Espírito do Natal.

24.12.06

Não precisava...

Bom... já que a vida não dá chance... nada de ficar relutando contra o passado. Sorria então! Já dizia uma grande amiga minha: "Não torne a vida mais difícil do que já é!". Brigas? Sempre haverão... então não se questione depois se valeu a pena ou não. Compreensão não basta... não mesmo... porque no fim, nós iremos deixar tudo para trás, indiferentemente!

O olhar fixo pra frente... que soma... que produz... trás a sensação de que tudo na vida foi resolvido. Que assim seja... se a busca do "bem-estar" é mais precioso do que tudo! Que morram os sentimentos!

Mas não sei se isso se aplica a minha pessoa. Meu coração de pedra ganhou vida quando me deparei com uma rocha maior que minha cordilheira. Sorria então... escute as músicas que sempre ouviu. Caminhe pelos lugares que sempre caminhou. Assista aos mesmos filmes normalmente. Nada faz diferença...

E você.... você está na metade de trinta. Hoje eu tenho praticamente o dobro da sua idade, e seu futuro promissor não pode ser apagado ou esmagado por apenas um "olhar fixo pra frente". Vamos todos olhar para cima, para os lados, para baixo e para trás. Isso nos leva a saber onde realmente estamos e percebemos que o mundo foi preparado para algo mais forte, só que nós, humanos, insistimos em viver nesse lugar sem nos importarmos com o próximo.

18.12.06

Diário de Ester #5 Os pratos

"Não sei o que eles estavam comemorando... mamãe e meu pai estão separados há meses, mas enfim saímos todos juntos para um lugar legal, um restaurante na verdade. Entre inúmeras conversas sobre "como estamos indo na escola", "quando será a apresentação do sapateado", "se estamos comendo bem, dormindo cedo e obedecendo ao meu pai" a parte que mais gostei foi quando finalmente pedimos o que comer. Foi engraçado. O garçom perguntou um a um... e garanto que ele sempre vai lembrar o que meu maninho pediu.

- Olá senhores, sejam bem vindos. O senhor, fez sua escolha?
- Ah sim... cherne grelhado com molho bearnês.
- Sim, muito boa escolha... e a senhora?
- Traga-me um supremo de frango à Kiev com batatas soufflées, por favor.
- Hm... ok. E a senhorita?
- Eu quero apenas um quiche de queijo com alho poró.
- Oh, anotado! E... você, mocinho... o que quer comer?
- Hm... 'fangu à pachalin' "

17.12.06

Abre Cortinas... Vida... Fecha Cortinas

Por todos os valores que uma pessoa cultiva, o reconhecimento é sempre bem vindo. Para quem vive no mundo das artes, isso é fundamental. A arte deve sobressair sobre qualquer outra forma de expressão. Mas desconfio que se expressar é um ato já engolido pela denominação ordinal das Artes.

A vida seria uma denominação (talvez a nona, a décima), pois estamos em constante cenas de dramaturgias reais. Os personagens são muitos, o figurino também. Aqui há luzes demais, há falas demais, há choro demais, há risos demais. E nos apresentamos para uma platéia formada por outros atores. Não há espectadores isolados do palco. O palco é a vida. O fechar das cortinas é a morte.

Mas aqui há a sensação de insignificância. É triste não receber um reconhecimento. É triste não receber um sorriso. É triste saber que, quando isso acontece, é apenas uma forma para não quebrar o protocolo, apenas para manter os bons costumes. E acima de tudo, é triste saber que mesmo com uma platéia enorme, os protagonistas estão sempre de costas entre eles.

15.12.06

"i really don't know what to do"

14.12.06

Receita

Recentemente recebi por e-mail uma mensagem de fim de ano de uma das melhores professoras (se não for a melhor professora) da faculdade. Não tenho muito costume de fazer isso, mas achei tão interessante a mensagem que foi enviada para as turmas de BD3 que resolvi publica-la aqui. Muito bacana mesmo!

-------------------------

De: Elvira Maria
Para: INF1341

Como estamos na época de Natal, preparando-nos para reabastecer as baterias com Amor, zerar os contadores, reacender as Esperanças e recomeçar tudo outra vez, neste novo pedaço de Tempo - 2007, aqui vai uma receita infalível: adquiram os ingredientes, separem os utensílios, ergam as mangas e "mãos na massa"!!! ;-D

Receita para um ótimo 2007

"Pegue 12 meses inteiros.
Limpe-os bem, tirando toda a amargura, ódio e inveja.
Deixe-os tão limpos quanto possível.

Depois corte cada mês em 28, 30 ou 31
partes diferentes, mas não pegue todas
de uma vez só.

Prepare-as pouco a pouco, atento aos ingredientes.

Misture bem em cada dia uma porção de fé,
uma porção de paciência, uma porção de coragem
e uma porção de trabalho.

Adicione uma parte de esperança, lealdade,
generosidade, meditação e boa vontade.

Tempere tudo com pitadinhas de espiritualidade,
diversão, um pouco de brincadeiras
e um copo cheio de bom humor.

Despeje tudo isso numa tigela de amor.

Cozinhe bem, com muita alegria,
e enfeite com um sorriso.

Depois sirva tranquila, desapegada e carinhosamente.

Assim você está destinado a ter um
Feliz Ano Novo!"


Um Feliz Natal com
muita Paz, Amor, Saúde &
um Novo Ano em que
consigamos realmente seguir a "Receita" do poeta
é o que desejo a cada um de vocês e a seus familiares!!!!

Boas Férias e
ate a proxima!
- Elvira

8.12.06

"I just shot John Lennon"

It was the fearful night of December 8th.
He was returning home from the studio late.
He had perseptively known that it wouldn't be nice.
Because in 1980, he paid the price.

John Lennon died. (x6)

With a Smith & Wesson 38,
John Lennon's life was no longer a debate.
He should have stayed at home,
He should have never cared,
And the man who took his life declared,

He said I just shot John Lennon.
He said I just shot John Lennon.
What a sad and sorry and sickening sight.
What a sad and sorry and sickening night.
What a sad and sorry and sickening sight.
What a sad and sorry and sickening night.

Ah...

I just shot John Lennon.
He said I just shot John Lennon.
What a sad and sorry and sickening sight.
What a sad and sorry and sickening night.
What a sad and sorry and sickening sight.
What a sad and sorry and sickening night.

Ah...

(I Just Shot John Lennon - The Cranberries)

3.12.06

Diário de Ester #4 Luck Jr.

"Vai entender. Ele ainda é pequeno. Mas as vezes parece que faz as coisas pra me irritar. Só pode ser. Esperto... maroto... e sempre com um sorriso no rosto que faz desmanchar qualquer um. Sempre consegue o que quer com esses olhinhos conquistadores. Mas hoje me irritei muito antes de ir dormir, porque já está se tornando rotina.

- E você sabe muito bem que amanhã deve acordar cedo. Nada de ficar aí vendo televisão.
- Mas mana, deixa eu só ver o que vai acontecer com a "neve voadora".
- Nada disso, esse filme já repetiu mil vezes e você assistiu todas. Pronto... sem tv.
- ahh... isso é injusto.
- Injusto porque?
- Eu sei que você fica acordada lendo livros até tarde com a lanterna acesa.
- Hm... é verdade, mas é uma mania que estou deixando de ter!
- Viu?
- Tá... não se fala mais nisso. Bota o chinelo e vai escovar os dentes.
- Ahnn não... eu tou... com... soninn...
- Vamos! Vamos! Já pro banheiro escovar os dentes.
- . . .
- Luck Jr!! (gritando)
- . . .
- Tava todo serelepe agora pouco, levanta logo se não te arrasto!
- . . .
- Não adianta fingir que está dormindo não... tou vendo você me olhando com rabo de olho.
- . . .
- Levanta Junior!!! (puxando lençol)
- Hã... quê...? Poxa... eu tou mimindu... e você aí me acordando, que saco... tou mimindo...
- Olha... realmente não sei a quem você puxou..."

1.12.06

Ventos Natalinos

Eh... dezembro está aí e promete ser mais um final de ano corrido.
Amanhã é inauguração da árvore na Lagoa, grande símbolo pro natal carioca. Tomara que seja legal como foi ano passado.

Os enfeites já são muitos e músicas natalinas tocam insistentemente nos shoppings e mercados de rua. Velhinhos curiosamente fantasiados de papai-noel num calor de 35º. Propagandas na TV, outdoors e jornais que nos bombardeiam com seus anúncios nos induzindo a comprar aquele presente especial.

Presentes... embora eu não ser o aniversariante, acho legal esse ritual que já faz parte de nossa cultura: trocar presentes. Principalmente para famílias grandes... andar, pesquisar, olhar e comprar um presente característico para cada familiar é algo que deve ser sempre valorizado.

Minha família não é muito grande, mas há os grandes e verdadeiros amigos que sempre nos acompanham... embora numerosos, todos serão bem lembrados nessa data.

Tenha o sentido que for, independente de religião, o mês de dezembro é como um grande natal... ao qual se resume o verdadeiro Natal.