29.12.05

No canto da gaiola!

Esta é p'ra terminar o ano. Um caso verídico!

Estava eu voltando com pressa p'ra minha casa quando resolvi entrar numa loja de petshop comprar ração p'ra Pink e p'ro Floyd.

Enquanto um atendente pesava a ração, entrou na loja uma cliente meio aflita procurando uma gaiola pequena. No balcão, um senhor de cabelos grisalhos e bigodudo estava atendendo essa senhora e ouvi o seguinte diálogo:
- Oi seu Manoel. Tudo bom?
- Olá, tudo bem?
- Seu Manoel, estou preocupada! Minha periquita está bicando o macho. O que eu faço?
- Ora pois pois. Isso é absolutamente normal. Vai ver a periquita está apenas a brincar com o macho.
- Mas ela chega a bicar forte. Isso pode machucar o coitadinho?
- Lógico que não. Sua periquita pode estar no cio e o macho anda assim meio devagar com ela. Mas logo logo ele se anima e começa a bicar ela também.
Enfim... há contos que parecem piada. Mas as minhas gargalhadas foram verdadeiras!

19.12.05

Crise natalina...

Acho que esse ano 'dingo bel' não irá bater à minha porta. Falta menos de uma semana para o Natal e até agora nada. Não veio aquele espírito natalino como nos anos de infância. Ainda não caiu a ficha. E acho que tanto quanto o Natal quanto o Reveillon serão duas datas que não irão mexer muito comigo.

Eu fico assistindo as deprimentes propagandas de Natal sem entender ainda direito porque Papai Noel brasileiro insiste vestir casaco de inverno na cor vermelha e branca. A novidade da maçante campanha 'natalista' é a figura do Papai Noel fashion. Quantos são os comerciais que o bom velhinho aparece de óculos escuros dançando músicas tecnos? Ou em locais totalmente inusitados como praias, discotecas, restaurantes e até bailes funks? Papai Noel agora é moderno, é radical e, acima de tudo, jovem. Pra vender, chegaram até exibir um Papai Noel bebendo cerveja ao lado de mulheres malhadas de biquíni.

O clima não é de Natal. Não sinto mais a harmonia de antes quando ficava longos minutos olhando, quase que meditando, deslumbrando o piscar das luzes de uma árvore de natal bem enfeitada. Algumas com o presépio figurando o nascimento de Cristo. Que aliás, Jesus está cada vez mais sendo esquecido nos natais. Pode ser papo de crente, de cristão ou de católico mas, convenhamos, queira bem, queira mal, o nascimento de Cristo é a razão para se comemorar o Natal seis dias antes do seu nascimento. Na verdade não seguimos corretamente o calendário cristão. O correto seria substituir a festa de Reveillon pelo Natal, pois quando Cristo nasceu deu-se início à contagem dos séculos cristãos.

Presentes por presentes eu prefiro não receber e nem presentear. O aniversariante não sou eu e nem você. Mas lá vai o pobre coitado comprar um celular caríssimo, porque no comercial dizia que a pessoa que não der aquele celular p’rum parente estará cometendo um ato de loucura. Ele ouviu varias vezes no comercial da novela das oito um garoto propagando dizendo "Você não vai ser louco de não comprar esse celular no Natal, vai?".

Eis a grande ceia de Natal. Pratos requintados, vinhos, espumantes e o famoso Peru. Mas a grana anda pouca e estão substituindo o rei da mesa por super-aves mais enconta. Claro que as frutas secas estão presentes, bem 'típico' do nosso início de verão. Tem também rabanadas, pudins, manjas, castanhas, salada fria, salada de frutas, salpicão, passas, bombons, figo seco, arroz doce, canjica, cachaça, tender com mel, refrigerantes... nossa! Quanta comida! Quanto custou...? E depois... quanto desperdício.

Os melhores Natais da minha vida eram os que eu passava com minha mãe quando pequeno. Uma data em que tudo fazia sentido pra mim. Mas o verdadeiro entendimento das coisas fez perder o clima.

10.12.05

Surpreendente...


Essa eu li num fórum:
"O Brasil já tem problemas demais para se preocupar em deixar o Bill Gates mais rico do que já é." -Presidente Lula



... não?

6.12.05

Deprecia-se...

...se for capaz.

Alguém que disse para alguém que não disse nada.

"Antigamente eu não suportava a intolerância e a incompreensão, mas os tempos mudam. A cabeça da a gente muda conforme somos nocauteados pela carga de hipocrisia que move o mundo. Não acredito que o mundo esteja caminhando para o seu fim, não convém às partes, não acredito que algo tão trágico possa acontecer assim, a não ser que seja obra do divino.

A humanidade caminha no limite da sanidade. E se conforta com a loucura que turva os seus olhos. Existe a cegueira e o comodismo de um lado, o suor e a decepção no centro e o descaso e prepotência do outro. A mente humana anda tão distorcida que até em sonhos as pessoas comentem loucuras. Os pesadelos não são tão constantes, pois já convivem suficientemente com as seqüelas adquiridas com o tempo. Sejam elas quais forem, desde na ligeira alteração de voz aos berros na madrugada não tão silenciosa assim.

Mudar não está na moda. A televisão prova isso nas novelas. Ela insiste em glamourizar as classe D e E do jeito que elas não deveriam ser. Que fiquem por lá. Os vilões são elegantes e o principal é inconveniente. Casamento não é uma instituição tão falida assim, há lucro e alta audiência em separar um casal nas tramas vampíricas.

Outro dia dona Joana se lembrou de chorar pela morte do marido no velório, mas quem se importa? Pelo menos este morreu velho, pelo menos. Depois disso ela até tentou escutar mais o próximo, mas percebeu também que as pessoas falam demais. Acho que ela morreu de solidão.

Não sei o que está havendo nem o que virá a acontecer. Alguns dias atrás um senhor, dono de um Fusca verde, estava preocupado com o futuro de sua filha pequena e dos netos de seus grandes amigos. Pelo menos há alguém que se preocupa com alguém. Em que lado ele estaria? Talvez no centro. Os que estão comigo não são tão claros como ele.

A loucura das pessoas passam por despercebidas, e é o mundo que lucra com isso. Antigamente eu não suportava a intolerância e a incompreensão... hoje eu não suporto a loucura... e com certeza amanhã, finalmente, irei repudiar a hipocrisia."