31.10.05

Sonho ou Loucura?

Mais um final de semana em que tirei pra descansar...

Só que pra falar a verdade, ando descansando muito, até demais. Dias estranhos estes que nem o tempo decide firmar. Não que eu esteja reclamando da vida, não! Longe disso! Tenho uma vida normal como qualquer outro. Meu namoro está ótimo, os amigos sempre aparecendo, continuo chamando minha mãe de 'cabeça dura', estou motivado pra voltar a facul semestre que vem, a grana anda pouca mas a gente se vira... tudo normal para comigo.

O que me estranha são esses dias, com a poeira se escondendo pelos cantos. Isso que me preocupa. Basta-me assistir o noticiário pra cair meu ânimo. Basta-me olhar o comportamento das pessoas nas ruas, a falta de paciência, a falta de tolerância, o excesso de grosseria que me faz fechar pro mundo. Pelas manhãs tou evitando enormemente ler os jornais. A tarde tento o máximo não entrar em um portal de notícias. À noite estou por aqui no blog ou em alguma atividade que me desprenda de saber como o mundo anda.

O motivo do meu cansaço vem das inúmeras tentativas de acreditar que há uma solução... que há uma cura para o rubro olhar das pessoas que andam angustiadas pelas ruas. Que por mais que você tente acreditar, basta um fio de esperança aparecer que sempre surge algo retrocedendo as coisas. Não sei se a loucura tomou conta de vez ou se minha crença já és pálida e eternamente adormecida.

28.10.05

Retrô #1

Dou início a séria "retrô" na INSAMINUS. Os meus melhores textos do blog antigo agora publicados aqui. Começo com este que escrevi em 07/01/04. Bastante conveniente diante das catástrofes e turbulência que o mundo anda vivendo!

Um grito humanizado

   Basta um espirro para abalar os alicerces da petulância
   Basta um gemido pra desmoronar a pose faraônica do saber
   Não somos nada
   Não somos ninguém
   Somos casca de ovo

   Um impacto mais forte pra trincar nosso orgulho
   Um movimento infalso pra nos romper a vida
   Uma mudança de clima pra agonizar por terra

   Já não há no mundo o que aprender
   Já não há no mundo o que se surpreender
   As correntes do progresso evoluem
   A epiderme humana ainda congelada e primitiva

   Somos petulantes sim, mas somos sábios
   Somos nada e ninguém, mas somos casca de ovo
   Cascas de ovos podres.
07/01/2004

26.10.05

Mais uma Hora

Já dizia um velho professor meu: "P’ra ser grande na vida, tem que pensar como os grandes!". Eu diria algo mais incisivo: "P’ra ser grande na vida, tem que ser esperto p’ra pensar como os grandes".

Estava eu perambulando na rua de volta p’ra casa e vejo um aúncio:
"HORA: O Jornal que vem com o troco da sua passagem!"
Valor do jornal? Cinquenta centavos! Público alvo do jornal? Difícil dizer, pois sei que o jornal EXTRA é voltado para o público considerado de classe ‘D’ e ‘E’. O jornal O DIA era de classe média (até a chegada do EXTRA), mas vem caindo muito de qualidade. O Jornal do Brasil e o O Globo são voltados mais para a elite (classe ‘A’, ‘B’ e talvez ‘C’).

Então, senhores, só pode existir a classe ‘F’ e ‘G’ interessadas nesse novo ‘importante’ veículo de informação (se é que essas classes existem). Para aquele que não tem um real e alguns centavos para comprar o EXTRA, talvez amenize sua cede de informação com o HORA por apenas cinquenta centavinhos que, na boa, não é nem o troco da passagem (R$1,80 até o presente momento) se o infeliz tiver dois reais inteiros p’ra pagar a condução.

Outro professor, nos meus tempos de pré-vestibular em 99, já dizia em sala: "Não pense que você irá entrar na faculdade lendo o EXTRA. Se você lê o EXTRA, pare de ler o EXTRA! Mude o ritual de sua leitura para vencer a máquina assassina chamada ‘mundo’!".

Pois é... acho que hoje devemos nos preparar para o genocídio!


24.10.05

A voz do povo...

Depois da vitória do NÃO neste referendo, ficou clara a verdadeira resposta do povo dada aos nossos governantes. Este sim foi o verdadeiro grito de liberdade (talvez o primeiro grito depois de muitos anos) lançado na cara dos homens de poder e da imprensa manipuladora

A pergunta “Você é contra o comércio de armas de fogo e munição em todo território nacional?” obteve, indiretamente, várias respostas unidas em uma só dada pelo grito do NÃO. Pois indiretamente o povo demonstrou sua total insatisfação do quadro social/cultural/político atual respondendo:

- NÃO à proibição do comércio de armas de fogo e munição.
- NÃO ao descaso e fragilidade da segurança pública.
- NÃO à prepotência dos principais veículos de comunicação.
- NÃO à manipulação descarada vinda da maior rede de televisão brasileira, deturpando a opinião pública.
- NÃO ao apelo sem alma dos principais artistas dessa emissora que se atreveram a participar de decisões políticas.
- NÃO à pizza armada no congresso, querendo camuflar toda as falcatruas existentes com esse referendo com interesses duvidosos.
- NÃO! Mil vezes NÃO aos países de primeiro mundo que se atrevem a usar os principais meios de comunicação de nossa nação para manipular os nossos direitos SEJAM ELES QUAIS FOREM!!!

21.10.05

Manias # 1

DESENHO ANIMADO

Incrível como os anos passam e as manias continuam. Não adianta. Adoro desenho! Entre eles o ‘Anime’ (desenho animado baseado nos quadrinhos mangás japoneses) e também os desenhos antigos (da década de oitenta) como Tom e Jerry.

Nos últimos meses a alegria foi maior ainda em saber que os japoneses não esqueceram do velho e bom Cavaleiros dos Zodíacos. Os produtores estão trabalhando na série “Batalha de Hades”, que já pode se encontrada no comércio alternativo a primeira parte desta nova saga, com previsão de término para o final deste ano. Se você não conhece CDZ ou não gostou da série antiga, vale a pena conferir essa nova versão que ficou bastante caprichada.

Já Tom e Jerry para mim, de infantil não tem nada. O desenho chega a ser bastante violento com cenas em que o rato é amarrado numa linha de trem pra se esmagado, facas sendo lançadas em direção ao Tom, piano caindo da escada esmagando o pobre bichano na parede, flechas, machados, granadas, bombas e até tiros são alguns artifícios utilizados nessa esquisita guerra entre gato e rato. Mas isso é o barato do desenho! Essa disputa extrapolada com bastante dose de comédia pastelão.

Futuramente falarei de outros desenhos marcantes.

20.10.05

E ainda sobre o referendo...

Alguns referendos que poderiam ser criados:

- Você é a favor de crianças fazerem malabarismo nos sinais de trânsito em busca de esmola?

- Você é a favor do desperdício de toneladas de alimentos por parte dos restaurantes e super-mercados das grandes cidades enquanto há fome no nordeste?

- Você é a favor da precariedade da saúde pública e da utilização de boa qualidade de atendimento somente em postos de saúdes credenciados aos planos de saúdes com mensalidades orbitantes?

- Você é a favor do aumento constante de 30% do salário dos parlamentares no congresso?

- Você é a favor do total abandono do sistema de educação pública por parte do governo pagando salários baixíssimos aos professores públicos?

- As nossas fronteiras deveriam ser melhor vigiadas para repressão do contrabando de armas, narcotráficos e produtos piratas?

- Você é a favor da aposentadoria de R$ 8.000,00 do ex-deputado cassado Roberto Jéferson?

Pois é! E tem gente querendo colocar um terno novo num tuberculoso chamado Brasil com esse referendo.

A quem interessa o meu SIM ou NÃO?

P’ra re-inaugurar o blog, pensei num assunto que fugisse do cotidiano. Mas como é bastante difícil não falar sobre acontecimentos tão próximos a nós mesmos, dei-me uma colher de chá por ser o primeiro "post" propriamente dito da Insaminus e decidi não entrar num tema difícil, resolvi tratar de um tema simples: o poder do 'sim' ou 'não'!

O referendo sobre a proibição do comércio de armas e munições em todo território nacional é um excelente exemplo sobre decisões impostas. Seremos obrigados tomar uma decisão sobre um tema que, sinceramente, não vejo a necessidade de ser questionado... pelo menos não agora. Mas a democracia tem essas coisas. A participação do povo em decisões nacionais é de extrema importância sim, porém seria mais coerente seguir uma certa escala de prioridades, questões mais delicadas e decisões mais urgentes.

Como estou dando pano p’ra manga para a criação de novos textos, futuramente citarei com mais detalhes as decisões que realmente deveriam ser tomadas com a nossa participação nas urnas.

Dizer sim ou não é direito de todos! Porém uma campanha (política, religiosa, comercial...) mal intencionada e, por isso mesmo, mal interpretada e por parte da população, pode levar a decisões não favoráveis ao bem comum. Antes de agir com o coração, observe bem a quem interessa a sua decisão, pois geralmente o 'homem do poder' está pouco preocupado se as decisões tomadas ferem o nosso bem comum. O que seria o "nosso bem comum"? O direito de se viver dignamente!

19.10.05

Estamos de volta!

Finalmente me livrei do Blogger.com.br que é administrado pela incompetente Globo.com.

Agora com mais ousadia, trarei de volta as matérias que sempre causaram polêmicas no blog antigo. Também estarei republicando antigos textos que considero super legais.

Sejam bem-vindos ao novo blog insano!